domingo, 30 de janeiro de 2011

Resumo da obra - "EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO"

Para demonstrar toda a sua teoria ele escreve um livro "Emílio ou o da educação" em que cria um aluno imaginário, sendo ele o Emílio, e no decorrer dos capítulos mostra como uma criança deveria ser educada.

Em sua teoria Rousseau alega que a criança deve ser criada no campo, distante das cidades para que assim ela não seja corrompida pelos vícios das mesmas. Ele afirma que a curiosidade e/ou desejo de aprender deve surgir da criança e não de seu tutor e pais, ou seja, ela demonstra qual o momento certo dela aprender determinadas coisas, não é a toa que Emílio, seu personagem, só sente vontade de aprender a ler e a escrever entre os 12 - 15 anos de idade. Emílio passa pelo seguinte processo de formação:

2 - 12 anos de idade : Idade da Natureza - vida no campo para se desenvolver: Educação Moral, a Educação do Corpo e a Educação Sensorial.
12 - 15 anos de idade : Idade da Força - desenvolve:
Educação Intelectual e a Educação Manual e Social.
15 - 20 anos de idade : Idade  da Razão e das Paixões - desenvolve:    Educação do ser social, a Educação Religiosa e Retomada Educação Moral
20 - 25 anos de idade : Idade da Sabedoria e do casamento.

A função do professor / tutor durante é a infância da criança é impedir que a mesma perverta o seu pensamento e fazer de tudo de maneira natural. Rousseau considera o período da infância o "sono" da razão, sendo que a razão só vira aparecer na fase da puberdade e na fase adulta. Apesar de aprender alguns princípios relacionados à razão durante este período a criança não faz o uso da mesma.

Contudo, Rousseau visava à formação do homem, e não somente do ser cidadão para conviver na sociedade capitalista como ocorre nos dias atuais, com isto uma pergunta surge é por este motivo então que a educação brasileira encontra-se defasada, isto esta se dando por conta dos objetivos que se quer atingir? Este pode ser um, dos diversos motivos para este problema, porém deve-se também levar em consideração a falta de investimento financeiro por conta do governo, o desinteresse por conta de alunos e professores, e diversos outros.

6 comentários: